Perguntas frequentes

Algumas das questões que mais nos fazem, tanto pessoalmente, quanto por e-mail.

O que significa Khadro Ling?

Em tibetano, Kha significa “céu”, Dro significa “mover-se”, ir, dançar, Ling significa “local sagrado”. Khadro é a tradução de Dakini, palavra associada a um aspecto da energia iluminada feminina. Uma tradução possível para Khadro Ling, então, é “Morada das dançarinas do céu”.

Quantas pessoas moram na comunidade?

Cerca de 50 praticantes do Budismo Tibetano Vajraiana moram no Khadro Ling. São pessoas de vários locais do Brasil e do mundo, de idades variadas, que vieram para cá com o objetivo de dar prioridade à prática espiritual e auxiliar nas atividades diárias necessárias à manutenção das atividades da organização Chagdud Gonpa.

Como o Khadro Ling é mantido?

Toda a estrutura do centro é mantida por doações. A renda gerada pela venda de livros e artigos religiosos também é usada para manter as atividades do Khadro Ling.

Como posso aprender mais sobre o Budismo Tibetano?

A forma mais segura para aprender sobre o budismo é ouvir a transmissão dos ensinamentos diretamente de um professor capacitado e autorizado para tal função.

Algumas sugestões de fontes de consulta:

Quem é o Dalai Lama?

Sua Santidade o Dalai Lama é o líder político do povo tibetano e líder espiritual de todos os budistas tibetanos. Como líder político, ele dirige o governo tibetano exilado na Índia desde a invasão comunista no Tibete na década de 50. Em seu papel de líder espiritual, ele serve como referência aos budistas tibetanos do mundo inteiro através de seus ensinamentos, sua orientação e de seu exemplo. Site oficial de Sua Santidade Dalai Lama.

O que significa “lama”?

Lamas são os professores no Budismo Tibetano. São chamados assim devido a sua compaixão. Em tibetano, “la” significa mãe e “ma” significa elevado. Assim como uma mãe cuida de seus filhos e dá a eles tudo o que necessitam para a sua vida comum, o lama cuida de seus discípulos. Os ensinamentos do Budismo Tibetano afirmam que, ao ensinar o caminho para a completa liberdade do sofrimento, o lama oferece o cuidado mais elevado a seus alunos e, por isso, é chamado de “mãe elevada ou superior”.

O que significa Rinpoche?

A palavra “Rinpoche” significa “precioso” em tibetano e é usada para designar professores muito especiais porque possuem uma realização espiritual elevada.

Budismo é uma filosofia ou religião?

Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta. S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche costumava dizer que o conhecimento da filosofia embasa a prática religiosa. Ou seja, da mesma forma que é importante saber por que estamos meditando, também é fundamental que coloquemos em prática nas cerimônias e no dia-a-dia o que aprendemos intelectualmente.

Alguns professores preferem definir o budismo como um estilo de vida. O ponto principal é chamar nossa atenção para o fato de que a prática espiritual não é distinta ou separada das atividades do cotidiano.

É comum se considerar a prática espiritual como incompatível com nossas atividades comuns. No entanto, os grandes mestres afirmam que prática espiritual, em essência, significa termos um bom coração: desenvolvermos a habilidade e o hábito de lidar com o cotidiano propelidos por qualidades como a compaixão, bondade, amor, generosidade, paciência, respeito e tolerância. Assim construímos paz e harmonia internas e nos transformamos em uma fonte de benefício para os outros. Isso é a base para criarmos a interdependência ou causa para boas experiências no futuro desta vida e em vidas futuras.

O que é a dedicação de mérito?

No budismo, acredita-se que todo ato benéfico (seja em ações, palavras ou pensamentos), quando realizado com uma motivação altruísta, geram uma energia positiva chamada mérito. Podemos “dedicar” o mérito para todos os seres. A dedicação é uma atitude mental. Ela acontece quando desejamos que, pelo poder da energia positiva criada, todos os seres possam alcançar a completa liberdade do sofrimento e experimentar felicidade temporária e definitiva.

Esta é uma oração de dedicação de mérito escrita por nosso professor S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche:

“Ao longo de minhas muitas vidas e até este momento, todas as virtudes que eu tenha alcançado, inclusive o mérito gerado por esta prática e todas as que vier a conseguir, ofereço para o bem-estar dos seres sencientes. Possam a doença, fome, guerra e sofrimento diminuir para todos os seres enquanto sua sabedoria e compaixão aumentam nesta e em vidas futuras. Possa eu rapidamente alcançar a iluminação para trabalhar sem cessar pela liberação de todos os seres.”

Como fazer para ficar hospedado?

O Khadro Ling não tem infra-estrutura de hospedagem a não ser para quem está participando de eventos ou retiros anunciados pelo site.

Eu posso fazer um retiro?

Existem retiros que são abertos a quaisquer pessoas e retiros que exigem práticas específicas e iniciações como pré-requisitos. Se você tem vontade de fazer um retiro, conheça o ou então para receber informações sobre os próximos retiros abertos a iniciantes.

Existem outros grupos de prática?

Sim, aqui você . Além disso, no Brasil, existem centros de outras escolas e linhagens.

O templo budista tem restaurante?

O Khadro Ling não possui restaurante ou local para lanches. Suco e água podem ser adquiridos em nossa loja.

Por que o local é tão colorido?

Os métodos do Budismo Tibetano têm como visão o fato de que nossa verdadeira natureza é primordialmente pura. O templo, com seus ornamentos e cores, é uma expressão externa das qualidades dessa pureza. Dessa forma, sempre que olhamos para as cores e detalhes dos ornamentos nos recordamos das qualidades da nossa natureza autêntica. Cada ornamento, detalhes e cores têm um significado particular e profundo.